sábado, 25 de janeiro de 2014

livros sem pó (3)- Dias de festa

Livro adquirido por acaso num vendedor de livros usados que estava numa feira de antiguidades.
Embora se trate de uma edição de 1992, com capa própria, o interior mantém as gravuras de Leal das Câmara e a estrutura da edição original.
Ana de Castro Osório foi uma relevante autora de literatura para a infância e juventude, nos primeiros trinta anos do século XX.
Nasceu em Mangualde em 18 de junho de 1972 e faleceu em Lisboa em 22 de março de 1935. Ativista dos direitos da mulher e apoiante da Republica, chegou a desempenhar um cargo público: Sub-inspetora do Trabalho Feminino.
Esta edição de Dias de Festa teve o patrocínio da Câmara Municipal de Mangualde, homenageando a escritora nascida nessa cidade.
Lamentavelmente esquecida nos dias de hoje, relembro também, com este pequeno tesouro, Ana de Castro Osório.

sábado, 18 de janeiro de 2014

A Bibliotecária de Auschwitz


Sinopse:
Auschwitz-Birkenau, o campo do horror, infernal, o mais mortífero e implacável. E uma jovem que teima em devolver a esperança. Sobre a lama negra de Auschwitz, que tudo engole, Fredy Hirsch ergueu uma escola. Num lugar onde os livros são proibidos, a jovem Dita esconde debaixo do vestido os frágeis volumes da biblioteca pública mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu. No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias».

A minha opinião:
6* -  livro inesquecível

sábado, 11 de janeiro de 2014

Rendida

Sinopse:

Gideon Cross apareceu na minha vida como uma luz na escuridão.
Um homem lindo, fascinante, um pouco louco e muito sedutor.
A atração que sentia por ele era diferente de tudo o que tinha experimentado na minha vida até então. Eu desejava-o como a uma droga que me enfraquecia dia após dia.
Gideon encontrou-me fragilizada e carente e entrou facilmente na minha vida.
Descobri que também ele tinha os seus próprios demónios. Tornámo-nos o espelho um do outro; éramos o reflexo das nossas mais profundas cicatrizes e¿ desejos.
Este amor transformou-me, mesmo que ainda hoje continue a rezar para que os pesadelos do passado não voltem para nos atormentar.

A minha opinião:
3*-  Gostei de ler

sábado, 4 de janeiro de 2014

O tiro


Sinopse:

Estados Unidos, Novembro de 1960. Contra todas as expectativas, John F. Kennedy, de apenas quarenta e três anos, é eleito presidente do país mais poderoso do mundo. São tempos difíceis, a Guerra Fria está ao rubro, a União Soviética equipara-se aos Estados Unidos na corrida ao armamento, tendo já vencido a conquista do espaço. A febre anticomunista impôs-se e a paranóia em relação à Cuba de Fidel Castro é crescente. Para a Máfia, que quer liberalizar as suas operações nas Caraíbas, Fidel Castro representa um obstáculo. A solução está num homem: Tom Jefferson, o assassino mais eficiente da América, que contratam para fazer o que a CIA não conseguiu. Mas Jefferson é movido por um sentimento mais poderoso do que qualquer contrato: o ciúme. E o seu alvo é o próprio presidente. Se Tom for bem-sucedido, vai mudar a História. Agora só a Máfia o pode parar...

A minha opinião:
5*- Livro muito bom